sexta-feira, dezembro 14, 2012


Diário de Viagem: Como tirar o Passaporte?

0

Bora viajar??

Hoje vamos falar um pouco sobre a emissão de passaporte para as viagens internacionais.




O processo é simples. O mais complicado, ao meu ver, é o tempo de espera. Mas isto depende da época do ano e da procura por este serviço na cidade que você mora.

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br)  e clicar em Passaporte.



Depois clique em requerer passaporte (para brasileiros)


Logo você irá ver o passo a passo que deve ser seguido. São exigidos CPF, RG, título de eleitor e comprovante da última eleição . E os rapazes devem apresentar adicionalmente o certificado de reservista.





Você irá preencher uma solicitação de emissão de passaporte. Será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU). No presente momento o valor está em R$ 156,07.

Aonde eu moro, necessito agendar o comparecimento em um posto da Polícia Federal. É feito pelo próprio site. No mais próximo da minha casa iria demorar 22 dias. No mais longe, 5 dias. Optei pela segunda opção. Você deve levar neste dia os documentos originais, a GRU paga e o protocolo da solicitação.

Lá eles colhem as digitais, foto e assinatura.

Esperei 9 dias úteis para retirar o meu passaporte.

Dica 1 - Se você for casado, leve a certidão de casamento também. Só para garantir. Não sei ao certo porque me pediram (não está na lista de documentos), sorte que tinha levado a minha. Quando meu marido foi atendido, pediram a certidão também.

Dica 2Caso você tenha perdido o comprovante de votação, você pode retirar gratuitamente uma certidão de quitação dos deveres eleitorais através do site do TSE (www.tse.jus.br). Basta clicar em Certidões:



Logo após clicar em Quitação Eleitoral. Você vai precisar preencher um rápido formulário informando o número do título de eleitor, nome do eleitor, data de nascimento, nome do pai e nome da mãe. Se houver nada consta, a certidão sai na hora e é válida por 30 dias.





0 comentários:

Postar um comentário