sábado, setembro 15, 2012


Qualidade de Vida: Alimentação

0



A alimentação equilibrada e saudável é uma condição essencial para uma boa qualidade de vida. Os pediatras consideram que os hábitos alimentares são moldados nos primeiros anos da infância, geralmente do primeiro ao quinto ano de vida. Atenção mamães, por isto é tão importante a introdução de alimentos naturais, livres dos adoçados e enlatados nesta fase da vida.

- Os alimentos mais saudáveis em geral são os mais baratos. Para ter uma alimentação adequada não precisa gastar muito, uma passada na feira já resulta num cardápio rico de vitaminas e sais minerais para abastecer o dia a dia.

- Procure saber o valor calórico antes de consumir qualquer alimento. Os produtos industrializados são obrigados a declarar uma tabela nutricional na embalagem, que além das calorias informam a quantidade de gordura e sódio.

-  Para cozinhar os legumes troque a panela com água por um cozimento a vapor. Com certeza esta prática vale o investimento, pois retém mais as propriedades nutricionais no alimento.

- Dê preferência para as carnes magras, retire sempre a gordura e a pele.

- Mantenha o hábito de comer a cada 3 horas. Nos intervalos entre as principais refeições consuma algo leve como frutas, iogurte ou um suco natural.

- Troque o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.

- Tome água até meia hora antes das refeições ou até duas horas depois.

- Nas refeições, procure terminar antes de se sentir totalmente satisfeito.

- Estudos médicos mostram que o colesterol começa a se elevar na circulação sanguínea após a terceira dose de qualquer bebida alcoolica. Evite passar da terceira dose. Risco maior de infarto. 

0 comentários:

Postar um comentário